sexta-feira, 6 de abril de 2012

Olenewa 85 anos

 
Em abril de 2012 a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, pertencente à Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro, completará 85 anos de trabalhos ininterruptos. Trata-se da primeira, principal e, comprovadamente, mais importante Escola... de Dança do País.

Um pouco de sua história....

Incentivada por Mário Nunes, crítico de teatro do Jornal do Brasil, Maria Olenewa edificou seu sonho, no dia 11 de abril de 1927, segunda feira, quando pode dar a aula inaugural na sala 70, aquela que seria o embrião de Corpo de Baile do Teatro Municipal.

Em maio de 1931, o então Prefeito Adolpho Bergamini assina os decretos 3.506 e 3.507 que disponham sobre a oficialização da Escola e sobre seu regimento, criando, dessa maneira, a Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em 1936, foi criado o Corpo de Baile do Theatro Municipal com alunos oriundos da escola, formando então dois setores, continuando, porém, a escola com o objetivo de preparar elementos para o Corpo de Baile.

A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa recebeu esta atual denominação em 1982, por decisão do então governador dr. Chagas Freitas que acatou a sugestão da Associação de Ballet do Rio de Janeiro em homenagem a fundadora da Escola de Dança.

A partir de 1995 voltou a fazer parte da Fundação Theatro Municipal, continuando a se constituir em um estabelecimento pioneiro de ensino profissionalizante, credor de um significativo acervo de realizações no campo didático, pela atividade artística e na qualidade de celeiro natural de valores, sempre a integrar os conjuntos coreográficos do Brasil e do Exterior.

A Escola oferece curso profissionalizante com aulas de Ballet clássico, pas de deux, repertório clássico, danças características, dança espanhola, ballet moderno, composição e improvisação, história da arte, história da dança, terminologia da dança clássica, educação musical, comportamento e atitude profissional. E, ao longo de sua existência vem sendo responsável pela formação dos mais importantes nomes brasileiros que atuam no ballet seja como bailarinos, coreógrafos, maitres no Brasil e no exterior.

A qualidade do trabalho desenvolvido pela Escola não poderia existir sem o excelente nível de competência de seus professores, pois são eles que garantem o seu padrão de excelência:

Direção
Maria Luisa Noronha

Coordenação Acadêmica
Ângela Ayres

Corpo Docente
Amanda Peçanha, Ana Elizabeth Alexandre, Antonio
Ângelo Santana, , Beth Oliosi, Cristiana Campello, Edy Diegues, Jacy Jambay, Luciana Bogdanich,
Paula Albuquerque, Paulo Rodrigues, Paulo Melgaço, Renata Versiani, Ronaldo Martins,
Rosinha Pulitini,Teresa Augusta, Vadzim Hermanovich,Victor Ciattei

Professores do Convênio Theatro Municipal / Escola Vaganova
Maria Vakrusheva e Piotr Rusanov.

PARABÉNS DESDE JÁ EEDMO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário