segunda-feira, 12 de março de 2012

O que é fotografia?

É essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce.  Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos.  Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.

Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia.  Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso.  A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.

Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem.

Os avanços proporcionaram a criação do filme fotográfico colorido além de uma melhora na qualidade da imagem final, agilizando as etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.
Máquina antiga de Fotografia
Máquina antiga de Fotografia

Um Vídeo com algumas das Fotografias que mais impacto criaram no mundo:


 

Fotógrafo intriga com imagens de ‘homem invisível’

Olhando de relance, a foto parece normal. Mas bastam alguns segundos para perceber que falta alguma coisa. As imagens produzidas pelo fotógrafo Pol Úbeda Hervàs, de Barcelona, retratam uma sombra sem a pessoa à qual ela pertence. Apenas um tênis sem dono aparece no lugar onde deveria estar o corpo. O ensaio foi batizado de “i’m not there”, e as fotos foram publicadas no início de março no Flickr de Hervàs. O profissional não revelou as técnicas utilizadas para produzir esse resultado nas imagens.
Reprodução/ PoL Hervàs
Reprodução/ PoL Hervàs

Reprodução/ PoL Hervàs
Site reúne fotos que captam reflexos em poças d’água

O site canadense blogTO fez uma seleção de fotos que capturam paisagens refletidas em poças d'água. A equipe procurou por imagens temáticas no Flickr e encontrou exemplos de diferentes autores. Como eles mesmos definiram, "às vezes, olhar para baixo pode te deixar pra cima".

A palavra FOTOGRAFIA vem do grego  φως [fós] ("luz"), e γραφις [grafis] ("estilo", "pincel") ou ou γραφη grafê, e significa "desenhar com luz e contraste"), por definição.

Reprodução/ Anthony A
Do Flickr Anthony AA
 
Reprodução/ Daniel Gueorguiev
Do Flickr DdotG
 
Reprodução/ Grey van der Meer
Do Flickr greyvdm

Reprodução/ Ian Muttoo
Do Flickr Ian Muttoo

Reprodução/ John Fortin
Do Flickr room929

quinta-feira, 8 de março de 2012

Homenagem a Mulher

Parabéns a todas as Mulheres pelo seu Dia Internacional, 08/03!
Escolhi uma mulher linda  e pioneira em sua época para representar-nos...ADA ROGATO!


ADA ROGATO, essa moça destemida, nascida em São Paulo, no dia 22 de dezembro de 1910, tornou-se, 24 anos depois, em plena decada de 30 a primeira mulher brasileira a obter brevê de piloto de planador e de paraquedista, a terceira a obter o brevê de aviador no Brasil. 


Aviadora pioneira em plena década de 30!  A aviação engatinhava no mundo ! No Brasil, essa jovem mulher pilotava avião, e saltava de paraquedas !  Era Ada Rogato ! 
Foi :
A maior recordista de vôos solitários sobre o Brasil e as três Américas, da Terra do Fogo ao Alasca.
A primeira mulher a pousar com seu pequeno avião no aeroporto mais alto do mundo (El Alto, na Bolívia).
A primeira a saltar de paraquedas em países como o Chile, o Paraguai e o Uruguai.
Foi também, a primeira piloto a cruzar, em voo solitário, a Amazônia.
E, ainda, a primeira a pousar em Brasília, quando a capital brasileira ainda estava em construção.
Fez 213 voos de patrulhamento no litoral paulista, durante a 2.ª Guerra Mundial;
Inaugurou campos de aviação e estimulou a criação e prosseguimento de aeroclubes por todo o Brasil.
Foi pioneira em vôos de fumigação no combate à broca do café.

Uma trajetória sensacional, que terminaria em 15 de novembro de 1986 quando, aos 76 anos, Ada foi vencida por um câncer.

A década de 30 foi marcada por vários fatos, os Estados Unidos se recuperando após a quebra da bolsa em 1929, a chegada do Estado Novo no Brasil, com Getulio Vargas, Hitler assumia como Chanceler da Alemanha, o cinema difundia novos costumes, a musa alemã Marlene Dietrich, o modelo de beleza de Greta Garbo de visual sobrancelhas e pálpebras marcadas com lápis e pó de arroz bem claro, e imitado por muitas mulheres da época. 



Chaplin


Construção do Empire States Building

Feira de Autos

Show aéreo

"Eu não viajo por Turismo. O Brasil é muito grande. E um país muito especial. Eu quero divulgar esse país para o mundo todo ! "
ADA ROGATO


terça-feira, 6 de março de 2012

1ª Semana de Arte da Secretaria Estadual de Educação



Em julho, durante 4 dias, alunos e professores vão mostrar todo o seu talento
O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, acaba de lançar a 1ª Semana de Arte da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. O evento que vai acontecer, de 03 a 06 de julho, reunirá trabalhos de alunos de todo o estado, uma realização inédita na Seeduc. Para o encontro de lançamento, foram convidados professores de Arte, de Literatura e diretores regionais.
Entre os objetivos do evento estão o de oportunizar a descoberta de novos talentos entre alunos e professores, valorizar e divulgar as diferentes linguagens artísticas realizadas nas escolas da rede estadual. Para fins pedagógicos, as atividades do evento serão articuladas com o Currículo Mínimo de Arte, criado este ano este ano pela Seeduc, e elaborado com a participação de professores da rede estadual.
Durante os quatro dias, estudantes e educadores, virão de todos os municípios e ocuparão o espaço de mais de 4.000 metros quadrados do Armazém 4 do Píer Mauá, que será dividido em palcos, tendas e espaços livres para performances. Serão apresentações de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Literatura. Haverá oficinas, abertura e encerramento com bandas e fanfarras; palestras com profissionais de Arte e artistas; e saraus literários. Duas tendas serão dedicadas à Literatura: a Tenda José Cândido Carvalho – uma parceria com a Academia Brasileira de Letras; e a tenda da Imprensa Oficial, que promoverá a venda de livros a preços simbólicos.
Pela primeira vez, em um espaço criado especialmente para isso, docentes de Arte e estudantes da rede estadual de ensino terão a oportunidade de mostrar o trabalho realizado nas escolas durante o ano letivo, além de compartilhar criações, ideias e experiências.
O secretário Risolia vê o evento como uma ocasião muito especial.
– São muitas habilidades e aptidões. A nossa rede conta com alunos e professores talentosos que, tenho certeza, terão prazer em compartilhar suas experiências com colegas de outras escolas. Eles são surpreendentes.
Para participar, as escolas deverão encaminhar seus trabalhos para as Diretorias Regionais de sua área. Todos os artistas selecionados serão premiados pela participação. O projeto conta com o apoio da Secretaria do Estado de Cultura.

Assessoria de Comunicação